Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Fernando de Noronha

10.12.10

 

 

Localização, população e área do local:

O arquipélago de Fernando Noronha que se localiza no Brasil e pertence ao estado de Pernambuco, na figura 1 podemos visualizar o mapa do arquipélago. Este arquipélago é de origem vulcânica e é constituído por 21 ilhas ao longo de uma extensão de cerca de 26 km2, no oceano Atlântico Equatorial Sul. A principal ilha tem uma área de 18,4 km2, é a única ilha habitada, com cerca de 2100 habitantes e possui o mesmo nome do arquipélago. As restantes ilhas pertencem ao Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA (instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis). 

 

 

 

 

 

Figura 1 – mapa do arquipélago de Fernado de Noronha

Fonte: Governo de Pernambuco

 

 

História:

As belas paisagens do arquipélago de Fernando de Noronha tiveram origem numa série de erupções vulcânicas há cerca de 12 milhões de anos e encontra-se localizado sobre um vulcão a cerca de 4200m de profundidade extinto há 20mil anos.

Segundo várias fontes não há um consenso sobre quem e quando este arquipélago foi descoberto, no entanto todos referem que os primeiros registos documentais da ilha foram feitas pelo navegador Américo Vespucci ao participar numa expedição, financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, no ano1503, sendo o dia oficial para comemorar o descobrimento o dia 10 de Agosto. Em 1504 D. Manuel I doou a ilha a Fernão de Loronha, tornando-se assim a primeira capitania hereditária do Brasil. Durante vários anos o arquipélago teve várias invasões estrangeiras, primeiro pelos ingleses, por franceses e também por holandeses.

Em 1897 a ilha volta a ser domínio do governo do estado de Pernambuco e transforma-se num presídio comum para prisioneiros condenados a longas penas. Foi a mão-de-obra destes que originou todo o património edificado da ilha assim como as vias rodoviárias que ligam as vilas e os fortes. Em 2001 a UNESCO considerou o arquipélago como sendo sítio do património mundial natural.

Clima:

O clima em Fernando de Noronha é tropical e as estações dividem-se em duas bem definidas; uma seca que decorre entre os meses de Setembro a Fevereiro e a outro chuvosa durante os meses de Março a Agosto, sendo os meses de Março e Abril os de maior precipitação e Outubro o mês de menor. A temperatura ao longo do ano sofre poucas variações, mantendo uma média de 25ºC a 28ºC como se pode verificar através da Figura 2. Os meses de Março, Abril e Maio são considerados os mais quentes.

 

 

 

 

Figura 3 – Temperatura média do arquipélago, ao longo do ano.

Fonte: Operadora de turismo Ilha de Noronha

 

Taxa de Preservação Ambiental:

Em 1989 foi criada a lei nº 10.430 de 29 de Dezembro, que obriga todos os visitantes de Fernando de Noronha a pagar uma taxa de preservação ambienta. Esta taxa foi instituída para assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas da ilha e incide sobre o trânsito e permanência de pessoas na ilha. Desta forma esta taxa é calculada com base no número de dias que o turista permanece na ilha e de acordo com a tabela da taxa de preservação ambiental em vigor. O valor da taxa deve ser pago no aeroporto no momento de desembarque ou pago pela internet. As crianças menores de 5 anos não pagam.

 Alojamento:

Em Fernando de Noronha, existem apenas dois hotéis. No entrando existem diversas pousadas e muitas residências que passaram a ser classificadas como hospedaria domiciliária.

Gastronomia:

A gastronomia em Fernando Noronha vai desde os sabores mais regionais até aos pratos mais requintados, com destaque para os frutos do mar. A oferta é bastante alargada, existindo ao longo da ilha vários restaurantes, bares e lanchonetes para vários preços. A grande maioria dos restaurantes abre apenas a partir das 18h, para o jantar.

O que levar:

Para quem quer ir visitar este belíssimo arquipélago aconselha-se os visitantes a levarem roupas leves e frescas para o dia e alguns agasalhos para a noite; protectores solares, óculos de sol, roupa de banho e chapéus. Em Noronha a brisa e a água arrefecem o corpo fazendo com que os turistas não notem a acção do sol, sendo por isso comum as queimaduras solares. Aconselha-se também o uso de calçado confortável para as longas caminhadas tais como sapatilhas ou sandálias, assim como equipamento de mergulho, que poderá também ser alugado na ilha. Levar dinheiro em espécie é também aconselhado, uma vez que a maior parte das casas em Noronha não aceita cartões de crédito e não existem casas de câmbio na ilha.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Locale é um sítio de partilha de experiências, de viagens já realizadas, de locais a visitar, alguns conceitos académicos do sector do turismo e muito mais...