Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Yverdon-les-bains - Suiça

02.02.09

 

 

Hoje vou falar-vos de uma localidade na Suíça, a qual já visitei por duas vezes há uns anos atrás. Vamos então viajar até Yverdon-les-bains, uma pequena cidade situada na parte francesa da Suíça, mais propriamente no cantão de Vaud, conhecida pelas suas estâncias termais e de turismo.

Esta bela cidade é a segunda mais importante cidade do cantão de Vaud e situa-se bastante próxima da vasta planície da Orbe, das colinas do Broye e das águas do lago de Neuchâtel. Segundo as estatísticas do site da cidade, esta tem uma área de aproximadamente 1 126ha e possui actualmente cerca de 25 775 residentes, sendo 16 988 suíços e os restantes estrangeiros. É também um importante centro de comércio, turismo e conferências.

Por ser uma cidade rodeada de água, era na Idade Neolítica, apenas um mercado local no cruzamento de rotas terrestres e fluviais de comunicação, entre Itália e Gália. Desta forma ao longo do tempo as terras arenosas foram solidificando-se e as pessoas foram fixando-se cada vez mais, inicialmente apenas cabanas de pescadores e comerciantes junto ao lago e posteriormente criaram-se habitações permanentes. Mais tarde foi a vez dos romanos perceberem a importância estratégica e comercial desse local, acabando por construir aqui um belo castelo, o segundo maior da Suíça. O porto foi utilizado, nessa época, como base naval para o abastecimento das embarcações. Desta forma e ao longo dos anos Yverdon desenvolveu-se, transformando-se num prospero centro urbano.

Yverdon-les-bains, o seu nome podemos dizer que está ligado à vertente termal da cidade, uma vez que existe aqui águas termais sulfurosas, que já vêem sendo exploradas desde a Idade Média. Como tal surgiu aqui um belo centro termal e spa, que podem conhecer melhor através do site oficial do mesmo, em   http://www.cty.ch

 

Falando da minha experiência pessoal, Yverdon-les-bains é uma cidade bastante bonita e limpa. Nela podemos visitar o château d’Yverdon, onde actualmente se encontra localizado o Musée d’Yverdon et region, que se localiza mesmo no centro da cidade, uma zona onde existe bastantes pequenas superfícies comerciais. Podemos também visitar uma igreja e ainda diversos museus tais como o já referido Musée d’Yverdon et region, o Maison d'ailleurs (Câmara dos Elsewhere), que é um museu de ciência ficção, único na Europa, e ainda o museu de moda.

Um dos edifícios que vi e que mais me marcou foi o edifício do Theâtre Benno Besson, com a sua fachada enorme em pedra branca, este edifício fica perto dos correios e do parque que irei falar mais à frente.

Podemos ainda visitar o lago de Neuchâtel, um grande lado que separa a cidade Neuchâtel de Yverdon. Nele pode-se praticar algumas actividades tais como mergulho ou passeios de barco, existe ainda um clube náutico que organiza regatas e aulas de vela.

Temos ainda na cidade um parque bem bonito, muito florido de onde se consegue ver as montanhas em volta da cinda, então no Inverno fica uma paisagem muito bonita, o verde e as cores das flores do parque e ao fundo o céu azul sobre as Montanhas Jura, cobertas de neve, foi uma das imagens que me ficou na memória.

Existem ainda vários bares e clubes espalhados pela cidade, que proporcionam a animação nocturna da mesma, assim como três locais com salas de cinema.

Yverdon é também uma cidade de negócios e como tal possui um grande centro de congressos, La Marive, existe ainda o Y-parc, que é um parque de ciência e tecnologia, criado para ser um local ideal onde se possa criar e desenvolver uma nova empresa.

A nível de hotelaria, existem bastantes hotéis e restaurantes espalhados pela cidade. Deixo-vos aqui um vídeo que encontrei na net, que mostra um pouco da cidade, mais propriamente a zona do castelo e da igreja:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=296905

Eu quando fui fiquei em casa de familiares, numa zona de habitação, bastante silêncio lá, principalmente após as 22h. A partir dessa hora é quase silêncio total e não se vêem muitas pessoas na rua, no entanto às 6h da manhã parece que a cidade já está toda acordada.

Outra coisa que me ficou na memória foi chegar ao destino, mesmo em frente à casa onde íamos ficar e começou a nevar, foi lindo, em mais ou menos meia hora ficou tudo coberto de neve, imaginem uma rua direita com carros e tudo branco, tudo lisinho sem marcas na neve, muito bonito mesmo. A neve lá é um pouco diferente da neve na Serra da Estrela por exemplo. Lá a neve é mais fofinha, caminhar na rua sobre a neve era quase como caminhar sobre algodão frio.

Bem termino este post de hoje com alguns sites, onde poderão encontrar mais informações e visualizar algumas imagens desta cidade.

Site oficial de turismo de Yverdon:

http://www.yverdonlesbains-tourisme.ch/e/home/

Site sobre a cidade de Yverdon:

http://www.yverdon-les-bains.ch/

Site sobre castelos suíços:

http://www.swisscastles.ch/Vaud/yverdon/

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 partilhas

De Incógnito a 14.12.2011 às 19:22

ola eu ja vivi na suiça vivi em yverdon les bains e foram os melhores anos da minha aconselho a irem à suiça pois é um pais a descobrir!

De Daniel Gomes a 30.10.2012 às 14:16

tenho saudades da minha infância

Compartilhar algo



Locale é um sítio de partilha de experiências, de viagens já realizadas, de locais a visitar, alguns conceitos académicos do sector do turismo e muito mais...