Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Visitante vs Turista

10.01.09

Olá visitantes :)

 

Bem num post anterior falei-vos sobre uma espécie estranha que existe no nosso planeta e que se denomina por Turista. No entanto este conceito que nos surge é muito mais complexo do que o abordado no respectivo post. Decidi então voltar a abordar este tema e aprofundar um pouco mais, de modo a que qualquer pessoa comum consiga detectar e identificar correctamente esta espécie a tempo de se prevenir de enventuais problemas e por outro lado poder também enaltecer-se com todo este novo conhecimento e expandir-lo a outras pessoas.

 

Mas antes de passarmos para a definição cientifica de turista temos primeiro de falar em visitantes. Ora visitantes é toda a pesoa que viaja, que se desloca para fora do seu ambiente habitual. Dento desta categoria temos os excusionistas e os Turistas. Afinal o conceito de turista é muito mais complexo do que imaginamos e quando alguem diz "ah e tal só passeias... és um turista!! " agora já podemos rematar essa observação e reclamar o nosso verdadeiro estatuto.

 

Segundo o dicionário de língua portuguesa Turista é "pessoa que percorre, em viagem de recreio, dada região ou país"  aparentemente a maioria das pessoas comuns concordaria com esta definição. Não está de toda incorrecta, no entanto também não é a mais acertada, vejamos então como é que os entendidos na matéra se lembraram de definir Turista.


Cientificamente falando  e com linguagem simples turista é toda a pessoa que desloca para fora do seu ambiente habitual por um periodo consecutivo superior a 24h e inferior a um ano (ou seja implica uma pernoita no destino) e cuja actividade exercida nesse destino não seja renumerada. Por sua vez um excurcionista é toda a pessoa que se desloca do seu ambiente habitual mas que não efectua nenhuma pernoita (dormir) no destino.

 

Ora bem, se no ínicio metiamos no mesmo saco todas as pessoas que viajavam, agora é preciso ter atenção a vários determinantes, tais como distância da viajem, duração da mesma e se existe ou não pernoitas, para não cairmos em erro ao dizer que somos turistas ou que alguem é turista. Algo que aparentemente era tão simples tornou-se agora num problema dos diabos...

 

O melhor a fazer é classificarmos qualquer indivíduo, que faça uma viagem, como visitante e deste modo nunca erramos. Mas como somos seres mortais e comuns e apesar de todo este novo conhecimento adquirido o melhor mesmo é por de lado toda esta confusão e continuar no erro prático de chamarmos alguem de turista e afirmar que se fez turismo.

 

Ora aqui está um outro conceito: Turismo, será que Turismo é o que todos nós pensamos que é, ou será que também este se torna ainda mais complexo e mais uma vez andamos errados cada vez que se fala nesta actividade?

 

Vamos então reflectir sobre este tema e num proximo post aprofundar as conclusões obtidas ;) Uma coisa podemos concluir já hoje, afinal as coisas não são o que parecem nem tão simples como pensamos.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


2 partilhas

De Tempo de Viajar a 17.02.2009 às 16:44

Bem... eu diria que isso um trocadalho do carilho!

De Incógnito a 26.09.2011 às 13:06

Que grande LOOOOOL

Mata-te urso -.-

Compartilhar algo



Locale é um sítio de partilha de experiências, de viagens já realizadas, de locais a visitar, alguns conceitos académicos do sector do turismo e muito mais...