Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Conceito de Turismo

26.01.09

 

 

Num dos post’s anteriores estivemos a debater o tema visitante vs turista, sobre o qual terminámos com uma reflexão sobre o conceito de turismo. Pois bem, vamos hoje debater então as reflexões adquiridas ao longo destes dias, ou então não…

O conceito de turismo é muito mais abrangente e complicado de definir do que o que nós imaginamos. Para nós pessoas normais, turismo não é mais do que ir viajar, visitar um local, conhecer coisas novas, sítios, pessoas ou simplesmente não fazer nenhum, estar de “papo pró ar” num dia de sol, (depois há também alguns indivíduos que vão para a universidade para fazer o suposto turismo, mas sobre isso falaremos num futuro post).

Para termos uma melhor noção do que pensam as pessoas normais (não ligadas profissionalmente a este sector) lembrei-me de perguntar a algumas pessoas o que pensam sobre este tema, para depois comparar com o que pensam os “Senhores” do lado científico da coisa.

 

Após um longo levantamento de dados, junto de uma vasta população (7) de pessoas comuns (potenciais turistas em série ehehe) recolhemos as seguintes respostas à importantíssima questão: “O que é para si turismo? O que pensa quando ouve essa palavra? Como o define?” Ok, afinal eram três importantíssimas perguntas, às quais obtivemos as seguintes respostas, que passamos a citar:

Inquirido 1 -  para mim é tipo ir conhecer localidades, monumentos, conhecer novas coisas”

Inquirido 2- “turismo: actividade socio-cultural para fins lúdicos, cultura, viagens, lazer, novas experiências”

Inquirido 3 – “turismo é tipo uma viagem que se faz para conhecer outros países, modos de vida, costumes, etc…”

Inquirido 4 – “turismo é um grupo de pessoas irem passear para fora do seu habitá natural! algo do género e penso em ingleses de máquina fotográfica na mão”

Inquirido 5 – “pontos de acesso a vários sítios históricos da região, gastronomia, praias e também uma forma de conhecer outras culturas e outros países e estar interligado com outros guias turísticos do mundo”

Inquirido 6 – “uma actividade económica que utiliza os vários recursos de um país ou região, para atrair visitantes a essa mesma região, com o fim de obter rendimento”

Inquirido 7 – “sei lá… quando falam em turismo penso logo em praia, mar, descanso, diversão, férias…”

 

            Antes de mais, quero agradecer a todas as pessoas que se disponibilizaram a responder às minhas dúvidas existenciais turísticas num Domingo à noite, o meu muito obrigada!

 

            Vamos então agora passar a uma análise "bastante aprofundada" deste estudo de final de Domingo. Cientificamente falando, o conceito turismo é muito abrangente e na realidade não existe um único e verdadeiro conceito, uma vez que podemos definir turismo através de duas ópticas, ou seja existem definições de turismo pelo lado da oferta e definições de turismo pelo lado da procura.

 

            Pelo lado da procura uma das definições mais conhecidas é a definição da OMT (organização mundial do turismo) que diz o seguinte: “ Turismo é o conjunto de actividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanência em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”. Existem ainda outras definições, tais como a definição de Peter Murphy, a definição de Neil Leiper, ou ainda a definição de Mahieson & Wall, que não colocarei aqui para não se tornar demasiado extenso. (no entanto se houver alguém interessado é só deixar um comentário a pedir)

 

            Pelo lado da oferta temos também várias definições, tais como a Conta satélite do turismo, a definição de PITER – Peneda Gerês, entre outras. Uma das várias definições é a definição apresentada por Stephen Smith que diz o seguinte: “turismo é composto por um agregado de actividades de negócios que, directa ou indirectamente, fornecem bens ou serviços que suportam as actividades de lazer e de negócio realizadas pelas pessoas fora dos seus locais de trabalho e residência habitual”. Basicamente esta definição divide o turismo em dois grupos: bens e serviços que deixariam de existir se não houvesse turismo e/ou bens e serviços fornecidos para a actividade do turismo e para as actividades não turísticas.

 

            Deste modo e de modo geral, as respostas dos nossos inquiridos não estão de todo erradas, nem muito longe da realidade, principalmente das definições de turismo pelo lado da procura. Devo também referir que fiquei surpreendida, pela positiva, com algumas das respostas obtidas, que se aproximaram bastante das definições de turismo pelo lado da oferta, o que não era de esperar :)

 

            E pronto terminamos assim as nossas filosóficas reflexões sobre o conceito de turismo, essa actividade deveras complexa. Num futuro post iremos continuar as nossas reflexões sobre esta temática, nomeadamente abordar os vários tipos de turismo, ah pois é… assim como existem várias definições de turismo, existem também vários tipos de turismo.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 partilhas

De Mickael a 26.01.2009 às 01:35

Foi com mt gosto k ajudei neste inquérito.
isto é k fiz parte dos inquiridos.
ja sabes quando quiseres perguntar mais coisas tas a vontade.
bjs.

De Tânia a 26.01.2009 às 23:49


Realmente esta é uma actividade de negócio muito complexa...tão complexa que nem os "académicos" (como alguns lhe chamam) se entendem!!! como podemos verificar pela grande diversidade de definições!!!

Como "profissional"(sem experiência) de turismo, também a mim me surpreenderam algumas das respostas...pois segundo os "académicos" desta área de estudos, as pessoas comuns dificilmente definem o turismo com uma actividade económica, mas sim pelo lado da sociologia...confundido turismo com a pessoa que o realiza, o turista!!!

Beijinhos ;)

De Joana Soeiro a 31.01.2009 às 19:57

Looool . Não estive assim tão longe de um dos significados verdadeiros :D
Beijinho e continua a postar... Este blog promete... :p

De Nefite a 01.02.2009 às 02:07

Muito bem....mas eu não me lembro de ser um potencial turista :p

De Campira a 10.08.2010 às 06:30

Turismo é conjunto de actividades profissionais relacionadas com trasporte, alojamento, alimentação e outras, ligadas ao lazer e negócios.

De Catarina a 28.09.2010 às 20:59

Omg, isso foi mesmo gozar com o pessoal que estuda para ser Técnico de Turismo . Ou seja, eu. Turismo até é um termos bastante fácil de definir. Basta ser uma pessoa ''anormal'' (uma vez que as pessoas normais sao aquelas que nao fazem patévia do que seja turismo)
E muito obrigada, mas deviam repensar no vosso post e ter em conta que há pessoas (EU) que levam o trabalho a serio . ;)

De Snow a 10.12.2010 às 14:38

Cara Carina, este post não é de forma alguma a gozar com o pessoal que estuda turismo (até porque eu sou Licenciada em Turismo!! logo não és a única a levar esta área a sério, aliás devíamos era não a levar tão a sério ;)

Foi apenas uma forma informal de abordar o tema, na brincadeira ;)

Ao longo de toda a licenciatura ouvi vários professores, em várias disciplinas e li também em vário livros, teses e sites que Turismo não tem uma definição universal, até porque existem várias definições e vários autores. Temos definições de turismo pelo lado da oferta como pelo lado da procura, logo definir turismo não é assim tão linear...

De Carla a 05.10.2010 às 06:30

Cara Catarina. Então para quem estuda para ser técnica de turismo uma das primeiras coisas que te dizem é que "não existe uma definição para turismo" e ao contrário do que dizes, não é um termo bastante fácil de definir.
Secalhar é melhor começares a prestar mais atenção as aulas, não?

E para o/a bloguista - fizeste um post bastante engraçado, de facto é dificil de definir o que é o turismo de facto pois engloba bastantes aspectos ;)

cumps

De António Tesoura a 05.10.2010 às 06:53

para mim turismo é uma forma especial de movimentos migratórios temporários cujas motivaçoes sao as mais diversas, como descanso, prazer dos banhos de mar, o apreço pela cultura e pelos desportos.

De Snow a 10.12.2010 às 14:44

Caro António, a sua definição de turismo está muito próxima da definição pelo lado da procura, referida pela OMT -organização mundial de Turismo.
Pois engloba uma deslocação, uma duração e motivação. ;)

De Maria helena a 12.12.2010 às 19:15

Gostei da matéria que publcou sobre conceitos de turismo, mas gostaria muito de conhecer o conceito dos autores que citou, porém não os relacionou, ou seja, o conceito de Peter Murphy , a definição de Neil Leiper , ou ainda a definição de Mahieson & Wall, como vc mesmo disse, se alguem se interessar, que é o meu caso.
agradeço muito se responder ..
Angtecipadamente,

obrigado....
Mhelena

De daniella a 23.08.2011 às 18:49

se fosse possivel gostava que me enviasses as outras definiçoes de turismo para daniela_correia8@hotmail.com

obrigada :)

De Snow a 01.11.2011 às 23:30

Olá Daniela.
Peço desculpa pela demora, a verdade é que já não vneho ao blog há muuuiito tempo, hoje lembrei-me de cá passar e fiquei surpreendida por haver comentários novos e recentes...
Bom, vou guardar o teu e-mail e dentro de alguns dias irei enviar-te as definições.
já agora, tens ou conheces um livro do autor Licínio Cunha, que se chama Introdução ao Turísmo?

Compartilhar algo


Pág. 1/2



Locale é um sítio de partilha de experiências, de viagens já realizadas, de locais a visitar, alguns conceitos académicos do sector do turismo e muito mais...