Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Amor - Leiria

22.01.09

 

 

Bem hoje trago-vos uma aldeia deste nosso Portugal com um nome que deixa a maior parte das pessoas espantadas com um sorriso na cara, esta pequena aldeia chama-se Amor, "ahh que giro, não sabia que existia uma terra com esse nome..." ; "bem deve ser só amor por lá..." ou " então deves ser um amor..." são exclamações que oiço várias vezes das pessoas, quando lhes digo o nome desta terra.

 

 

Pois bem, decidi então trazer esta terra a este blog, localiza-la geograficamente, falar um pouco da actividade económica, revelar de onde surgiu este nome que a tantas pessoas deixa espantadas e por fim alguns aspectos turísticos.

Amor não é só uma aldeia como é também freguesia, ocupa uma área aproximada de 23km2 a oeste da cidade de Leiria, geograficamente fica enquadrada pelos paralelos 39º45' e 39º48' Norte e pelos meridianos 8º49' e 8º53' Oeste.

Esta freguesia é composta pelas seguintes localidades: Casal dos Claros, Coucinheira, Casal Novo, Barreiros, Amor e Toco. No ano de 2001, aquando dos últimos censos, esta freguesia registou aproximadamente 4700 habitantes.

Segundo os mesmos censos o sector económico que mais residentes emprega, nesta freguesia, é o sector secundário com cerca de 52% de população residente empregada. A principal actividade económica desta freguesia é a construção, seguido pelo comércio a grosso e a retalho e reparação de veículos.

 

Vou então agora falar-vos da origem do nome desta terra, que se encontra ligada à origem de uma outra terra bem próxima, segundo João Cabral in Anais do Município de Leiria, conta a lenda o seguinte:

“Era uma vez ... fazia o Senhor Rei D. Dinis e a sua Santa mulher, a Rainha Isabel, uma mais demorada pousada em Leiria, talvez para descansar dos muitos a fazeres do seu alto cargo. Um dia, o Rei passeando no seu fogoso corcel, galopou, galopou, campos fora, e, lá longe, num pequeno lugar vê uma camponesa formosa como nenhuma outra se vira ainda em muitas léguas ao derredor.

Apaixonou-se o Rei pela camponesa e ali, naquele lugar, no meio do campo florido de papoilas e malmequeres, nasceu naquele dia um grande amor. As visitas do Rei ao seu grande amor continuaram e tornaram-se conhecidas nas redondezas, e, àquele lugar começaram a chamar Amor.

Também a Rainha soube dos novos amores do seu marido e Rei e, para lhe mostrar a sua reprovação sem o melindrar, mandou uma noite alumiar o caminho por onde o Rei, seu esposo, deveria regressar a Leiria.

D. Dinis, ao dar com as veredas, por onde voltava, com grande alumiação, de muitos fogachos, viu estar ali uma muda intenção crítica da Rainha, e exclamou:
"Até aqui cego vim!" E o sítio onde começavam as iluminarias passou a chamar-se "Cegovim", que, por uma natural corruptela popular se chama hoje Cegovim.”

Turisticamente os pontos de maior interesse desta freguesia são a sua igreja matriz de S. Paulo e S. Pedro, com uma imagem quatrocentista do padroeiro da terra S. Paulo; a capela de S. Jorge na localidade dos Barreiros e a capela de Nossa Senhora de Fátima, na localidade Casal dos Claros e Coucinheira. Existe ainda nesta freguesia um habitat Paleolítico e Pré-história nas margens da Ribeira do Fagundo no Casalito.

Podemos ainda referir as festas populares e religiosas desta freguesia, temos então em Agosto a festa em honra de S. Pedro e S. Paulo em Amor, a festa em honra de Senhora e Sagrado Coração de Jesus em Julho, no Casal dos Claros e as festas em honra de S. Jorge, em Abril e Imaculada Conceição em Outubro, ambas na localidade dos Barreiros.

 

A nível de restauração recomendo-vos sem dúvida uma visita ao restaurante “O Côdea” em Casal dos Claros onde poderão apreciar sabores diferentes de uma mistura de cozinhas francesa, italiana e suíça. Para os mais interessados deixo-vos aqui o link deste restauante onde poderão visualizar o bom aspecto dos pratos: http://www.ocodea.com

 

Para um bom lanche ao fim da tarde não deixem de passar na  “Chocolataria Alex”, também em Casal dos Claros, um sítio onde os verdadeiros apreciadores do chocolate não podem deixar de ir (curiosamente eu que sou “chocolatodependente” ainda não fui, mas já provei os doces e são realmente muito bons)

 

Por último temos então uma imagem do brasão desta freguesia:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 partilhas

De tv a 23.01.2009 às 10:03

sem me querer alongar, andei por ali perto e só me apeteceu desviar do caminho e ir para amor :) tenho muito vontade de conhecer esse lugar até porque o meu amor veio de aí (tão pertinho!).

só não somos é rei nem rainha... ;)

De Ana a 27.01.2009 às 18:16

Isto realmente há com cada nome neste país....mas pronto, o da tua terra até é bonito e tal....e só tu para vires de lá....lol

bjinhos :P

De João Novo a 21.03.2009 às 01:26

Como habitante de tão honrada freguesia, não poderia ficar mais contente, ao ver um comentário, brilhantemente elaborado. No entanto, e se me permite, gostaria de fazer algumas correcções. A terra "Cegovim" hoje em dia chama-se "segodim", o Rei Lavrador, segundo o autor regressava não a Leiria, mas sim a Monte Real, local como sabe o rei era possuidor de um castro, a festa em honra da Imaculada Conceição, não é em Outubro, mas sim no dia de Nossa Sra Da Conceição "8 de Dezembro" e já agora não desfazendo o restaurante "O Côdea", que tal também passar pela localidade de Barreiros onde se pode deleitar com um cabrito no forno no "Bom Petisco" ou um bife na pedra no "Aldeia" ou mesmo uma sopa da pedra no "Abissinia". Ficam as sugestões e um grande abraço ao amigo conterrâneo.

De Regina a 30.06.2010 às 23:32

Olá!Gostaria de saber mais sobre Amor.Gostaria de saber sobre imóveis para aluugar e para comprar,a média de preços .E se há algum jornal que eu possa acessar pela internet para saber sobre aluguéis e compra de casa em Amor.Obrigada

De Snow a 13.08.2010 às 16:17

Agradeço o seu post. Por dificuldades técnicas só agora volto a estar online.

A sua questão é muito pertinente e exige certa pesquisa.
Tratarei de me informar e em breve partilharei essa informação consigo.
Cumps,

De Regina a 13.08.2010 às 18:14

Ficaria imensamente grata por esse carinho seu.Aguardarei ansiosa.Abraço

De Snow a 20.08.2010 às 13:26

Olá Regina!

Procurei informar-me e sei que existem algumas casas à venda na localidade de Amor, no entanto quanto aos preços não obtive informação...

Relativamente a jornais online, poderá consultar os seguintes endereços:

http://www.regiaodeleiria.pt/classificados/classificados-2/

onde se encontra o seguinte anuncio: MORADIA T3 c/ jardim, zona de Amor, 450€.


Poderá também consultar o seguinte endereço:
http://www.diarioleiria.pt/classificados.htm?t=0.4643233364855877#adclip//css0/cat0/r_194/l_1/pt-PT/pk_1noEdkcL9Zl/Search/0_1010/search.htm

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

De Regina a 21.08.2010 às 16:11

Obrigada de coração!!!!Valeu mesmo !!!Vou procurar as informações que necessito nesses sites enviados por vc.Fique na Paz e muito Amor no coração!!!!Abraços de Luz!!!!

De rita a 10.05.2011 às 13:38

gostei mt da organizaçao e selecçao cuidada do blog

Compartilhar algo



Locale é um sítio de partilha de experiências, de viagens já realizadas, de locais a visitar, alguns conceitos académicos do sector do turismo e muito mais...